Pular para o conteúdo

Inquisição espanhola condena teólogo galego

abril 4, 2012

O professor Andrés Torres Queiruga, diz que a notificação pela sua heresia é infundada

A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, o novo nome que a Igreja católica dá ao antigo Santo Oficio da Inquisição, emitiu uma resolução que disfarça com o nome de notificação contra o teólogo galego Andrés Torres Queiruga, professor no Instituto Teológico Compostelano e de Filosofia da Religião na Universidade de Santiago de Compostela, ao que acusam de ter cometido sete erros referidos ao realismo da resurrección de Jesucristo.

Na jerga vaticana o termo notificação significa que a autoridade doctrinal faz pública uma resolução contra alguém, embora os bispos se cuidam de mencionar a palavra heresia ou condenação. Alegam que pretendem com a sua medida salvagardar feições essenciais da doutrina da Igreja para evitar a confusão no Povo de Deus e contribuir ao fortalecimiento da sua vida cristã, segundo a sentença, recolha pelo jornal espanhol El País.

O sacerdote está escandalizado

Torres Queiruga, membro da Real Academia Galega e do Conselho de Cultura Galego, autor de uma veintena de livros e Prêmio Nacional à Melhor Tradução pela Biblia, mostrou-se triste, desconcertado e escandalizado pelo que considera um procedimento eclesialmente irregular.

Uma condenação injusta

Em declarações a Religião Digital, Torres Queiruga considerou que não só é uma condenação injusta, senão sobretudo teologicamente infundada e desviada e agregou que a retitude de uma obra como a sua não seria questionada em nenhuma outra nação europeia com uma séria tradição teológica.

Todo o meu trabalho teológico tem estado sempre presidido por um cuidado extraordinário em preservar a fé da Igreja, tratando da repensar com espírito construtivo, para que resulte fundada, compreensível e vivible para os homens e mulheres de hoje, defendeu o professor Torres Queiruga, que pediu a quem lhe acusam que o demonstrem com razões que corrijam ou refuten.

No comments yet

Deixe um comentário